Professores do Estado fazem carta aberta aos vereadores de Araucária que representam o magistério


Professores do Estado do Paraná estão reivindicando o cancelamento da prova para contrato temporário, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que está previsto para ser realizado no próximo domingo (10). Em carta aberta direcionada aos vereadores Professor Valter (Cidadania) e Ricardo Teixeira (PSDB), que representam o magistério no legislativo municipal, pedem que os apoiem nesta reivindicação.

Leia a carta dirigida aos vereadores de Araucária que representam o magistério:

Carta aberta aos vereadores de Araucária que representam o magistério

Os professores e as professoras do Estado do Paraná reivindicam o cancelamento da prova para contrato temporário (conhecido como PSS, sigla para Processo Seletivo Simplificado), que está prevista para ser realizada no próximo domingo, dia 10 de janeiro de 2021. Esse processo seletivo está sendo realizado nos moldes de um concurso público, ou seja, com pagamento de inscrição, prova objetiva e análise de currículo. Porém, não garante a estabilidade e nem as mesmas condições de trabalho que usufruem os professores e professoras concursados.

Outro ponto de discordância em relação a essa prova é o fato de estamos em meio a uma pandemia do Covid-19, com altos índices de contaminação e lotação máxima nos hospitais. Muitos professores e professoras que irão realizar essa prova são do grupo de risco e, pelo medo do desemprego, irão arriscar suas vidas e de seus familiares se dirigindo até os locais e permanecendo neles até o fim da referida prova. Recebemos relatos inclusive de pessoas que estão com o Covid-19 e, mesmo assim, irão realizar a prova para garantir a possibilidade de sua sobrevivência financeira, colocando todos os outros candidatos em risco.

Sendo assim, colocamos toda a culpa dessa situação insana nas mãos do senhor Governador do Estado do Paraná, Ratinho JR, e do senhor Secretário de Educação do Estado do Paraná, Renato Feder, que se recusam a dialogar com a categoria e a levar em consideração a situação pandêmica, insistindo em manter essa prova para o próximo domingo.

Senhores vereadores, representantes da categoria do magistério na Câmara Municipal de Araucária, solicitamos o apoio e a interferência para que essa prova seja cancelada. Além disso, pedimos, por gentileza, que os senhores divulguem uma carta defendendo o movimento dos professores, que reivindica o cancelamento da prova durante o período que durar a pandemia de Covid-19. 

Desde já, agradecemos o apoio.

Cris Rosa, Dirigente Sindical – APP-Sindicato – Núcleo Metrosul.

0/Poste um comentário/Comentário(s)

Seja bem vindo! Deixe seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem