Guarda Municipal de Araucária completa 12 anos

(Foto: Carlos Poly/SMCS)
A Guarda Municipal de Araucária (GMA) está completando 12 anos de atuação nesta terça-feira (15). Exercendo trabalho ostensivo e preventivo na área de segurança pública, trabalhando políticas de aproximação com a comunidade, assim como monitoramento de alarmes nos próprios públicos e das câmeras de segurança do município, a Prefeitura agradece todo o zelo dos profissionais dessa categoria no exercício da função.

A dedicação de muitos colaboradores tem trazido significativos resultados no combate à criminalidade e tem conseguido fazer a diferença no cotidiano de muitas pessoas, inclusive salvando vidas. Desta maneira, o trabalho da GMA tem auxiliado de maneira efetiva a atuação da Polícia Militar e Civil e tem recebido muitos elogios da população.

A líder comunitária do Jardim Palomar, Nadir Paraízo, é uma das pessoas que não poupa palavras para exaltar a equipe. “Me impressiona o preparo que eles possuem para lidar com situações tão diferentes durante o trabalho. Quando é preciso eles usam de psicologia, quando não tem jeito, sabem ser firmes. E sempre são prestativos. Das duas vezes que precisei chamar a guarda o atendimento chegou rápido e foi de alto nível”, conta Nadir.

A dona de casa Neuza Terezinha Fogaça de Morais, de 59 anos, também já contou com os préstimos do grupo há uns dois anos e deixa uma mensagem de gratidão. “Atendimento nota 10. Lembro que vieram dois guardas, nós estávamos nervosos e eles nos acalmaram, fizeram os encaminhamentos necessários. Não sei o que seria de nós sem o auxílio deles naquele dia. Da nossa parte são apenas elogios pela eficiência”, agradece.

As autoridades da área de segurança também não deixaram passar a data em branco, como o delegado de Araucária. “Meus cordiais parabéns à GMA. É uma instituição não muito antiga na cidade, mas que atua complementando bem a segurança oferecida pelo estado em prol da população, atendendo as mais diversas ocorrências. Nos auxilia bastante na troca de informações pelo sistema de monitoramento de imagens que possuem e também oferecendo apoio operacional”, enfatiza o delegado Guilherme Fagundes.

O comandante da 2ª Cia, do 17º Batalhão de Polícia Militar, capitão Nelson Stoccheiro, complementa esse comentário e observa como positiva a interação que a GMA mantém com as instituições policiais. “Temos uma parceria muito forte, fazemos várias operações em conjunto com a Guarda e acho que temos que parabenizar esse esforço tanto do comando, quanto da equipe. É uma honra para nós fazer parte dessa integração das forças de segurança”, enaltece o capitão.

Homenagem
Na segunda-feira (14), A GMA recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores pelo aniversário da instituição e pelo salvamento recente de uma criança. “Eu tenho orgulho de estar dirigindo esta equipe aguerrida de desbravadores neste momento especial. Posso dizer que estou bem contente com esta função delegada pelo prefeito para conduzir a equipe”, declara a secretária municipal de Segurança Pública, ten. cel. Rita Aparecida Oliveira.

Atuação
A GMA combate crimes contra o patrimônio público (em casos de pichação, vandalismo, arrombamentos, furtos – em parceria com os agentes municipais de segurança), atende chamados da população que indiquem atos de lesão corporal, furtos, assaltos, perturbação do sossego, tentativa de homicídios, crimes contra os costumes, dentre outros.

Os guardas são responsáveis pelo videomonitoramento das ruas da cidade realizado no Centro de Controle de Operações, atendem solicitações da população por chamadas telefônicas (pelo telefone 153), fazem patrulhas na área rural, vigiam o patrimônio público (em parceria com os 120 agentes de segurança da SMSP), fazem rondas e blitze, integram a Defesa Civil Municipal, apoiam o SAMU e o Departamento de Trânsito quando necessário, além de realizar trabalhos de prevenção e orientação nas escolas.

Departamentos

- CCO – Centro de Controle de Operações, responsável pelo atendimento de chamadas de emergência via 153, monitoramento de alarme de 280 próprios públicos municipais e das 44 câmeras instaladas pelas ruas município;

– GAT – Grupo de Apoio Tático, responsável pelo atendimento de ocorrências de maior risco/gravidade;

– GTAM- Grupamento Tático de Apoio em Motos, responsável pelo patrulhamento em parques/praças, além de escolta em eventos;

– Canil – Adestramento de cães de faro e ataque para uso em parques, escolas e outros eventos, caso necessário;

– Patrulha Ambiental – atendimento a ocorrências que envolvem danos a fauna e flora do município, além do patrulhamento efetuado na área rural;

– Departamento de Ação e Prevenção: realiza palestras nas escolas do município abordando principalmente questões referentes ao uso indevido de drogas, além de atendimento de ocorrências que envolvam essas escolas;

– Defesa Civil – Em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual atua de maneira preventiva e de auxílio à população em casos de catástrofes ou calamidade pública.

SMCS

0/Poste um comentário/Comentário(s)

Seja bem vindo! Deixe seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem