Covid-19: Araucária tem sequência alta de resultados positivos; transmissão entre familiares preocupa

(Foto: Carlos Poly)

Após ampliar a testagem para todas as pessoas que apresentam sintomas que podem estar relacionados ao novo Coronavírus (Covid-19), mesmo que sejam sintomas leves, Araucária viu crescer a quantidade diária de resultados positivos. De 22 de junho até hoje (01) são 237 novos resultados positivos; outros 370 deram negativo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) alerta que tem ocorrido sequência de casos nas famílias e que é preciso redobrar os cuidados, mesmo dentro de casa.

Somente nesta quarta-feira (01), o boletim da SMSA apresentou um acréscimo de 58 casos positivos. O que antes tinha números diários abaixo de uma dezena, nos últimos quatro boletins da Secretaria Municipal de Saúde a sequência de muitos resultados positivos chama atenção: 35, 21, 35 e 58 positivos. Outro detalhe importante é que de 23 de junho até hoje foram registrados 06 óbitos (dos 08) por Covid-19 em moradores do município.

Higiene
Não custa lembrar: hábitos simples de higiene ajudam muito a prevenir a transmissão do novo Coronavírus. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar máscara, não compartilhar itens de uso pessoal (copo, celular, maquiagem...), manter ambientes arejados, higienizar mesas, corrimão e brinquedos, além de sair de casa apenas se for necessário, são medidas que precisam ser levadas mais a sério. Um descuido pode representar risco à saúde de toda a família.  

Disk Corona
Araucária possui o Disk Corona, um atendimento telefônico com profissionais da saúde para esclarecer e orientar sobre assuntos relacionados ao novo Coronavírus. O serviço funciona pelo número 0800-6425250 (ligação gratuita), das 7h às 19 horas, todos os dias. Com a chegada dos dias mais frios, é comum o aumento dos casos de síndromes respiratórias e, com isso, mais complicações, internações e até mortes. O Covid-19 faz parte desse grupo de síndromes respiratórias. Por isso é importante ter orientações de profissionais para reforçar a prevenção e também para saber o que fazer caso apareçam sintomas. O morador deve buscar orientação, principalmente, quando há a associação entre febre e tosse ou entre febre e dor na garganta. Dificuldade para respirar é outro sinal de alerta.

O Disk Corona é uma importante ferramenta para ao morador de Araucária esclarecer dúvidas antes de procurar por atendimento no Centro Especial de Combate ao Coronavírus de Araucária. Este Centro  funciona 24 horas e conta com equipe de saúde é formada por técnicos em radiologia, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. O objetivo dele é evitar que casos de síndromes gripais leves e moderados não evoluam para graves. Gestantes com sintomas gripais são atendidas no Hospital Municipal (HMA) e as crianças no Pronto Atendimento Infantil (PAI).


*SMCS

0/Poste um comentário/Comentário(s)

Seja bem vindo! Deixe seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem