Saiba qual o perfil das vítimas fatais da covid-19 em Araucária

(Foto: Divulgação)

No dia 06 de junho de 2020, Araucária registrou o primeiro óbito causado pela covid-19. Hoje, passado pouco mais de um ano, a cidade atinge a triste marca de 386 mortes de moradores que não resistiram à doença. Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) demonstra o perfil dos araucarienses que foram vitimados pelo novo coronavírus.

Conforme dados estatísticos do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a maioria das mortes ocorreu com homens, representando 57,51%. As mulheres são 42,48% desse total. A faixa etária que ocupa o maior índice de óbitos é a de 60 a 69 anos, com quase 30%, seguida de 50 a 59 anos, que foram 21% do total e em terceiro aparece as idades entre 70 e 79 anos com pouco mais de 20% das mortes. O município também registrou óbitos de crianças e jovens. As vítimas de 0 a 9 anos foram 0,52% e de 10 a 19 anos menos de 1%.

A região com maior incidência de mortes é o Capela Velha que teve 73 vítimas fatais. Em segundo lugar está o Costeira que atingiu 57 mortes por conta da covid-19 e o Jardim Iguaçu com 43. Já na outra ponta da tabela está o São Miguel e o Chapada que são os bairros com menos mortes: somente um óbito cada um.

Em relação a presença de comorbidades nos casos em que houve morte, 82,4% dos pacientes tinham algum tipo de comorbidade e 17,6% não tinham. É importante destacar que neste registro da epidemiologia 22 casos do total de 386 mortes não tiveram dados de comorbidades informados.

A Prefeitura divulga semanalmente essas informações e também outros detalhes a respeito da doença em Araucária como dados de testagem e de vacinação no Boletim Especial que pode ser acessado neste link.

Recuperados

Em relação ao número de pacientes com covid-19 que foram recuperados em Araucária o total é de 22.473. Vale destacar que alguns pacientes mesmo após receber alta necessitam de reabilitação para tratar o pós covid. Portanto, é fundamental manter as medidas de prevenção como: o uso de máscara, isolamento social, deixar os ambientes bem ventilados e a higienização das mãos.

*SMCS

0/Poste um comentário/Comentário(s)

Seja bem vindo! Deixe seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem