Agosto Azul quer incentivar homens a cuidarem mais da saúde

(Divulgação)
Com o objetivo de motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e cuidem mais da saúde de maneira preventiva, foi instituída no Paraná a campanha “Agosto Azul”. Durante este mês ações para incentivar o auto cuidado do homem serão reforçadas em toda a rede de atenção à saúde do estado. O foco da campanha deste ano promove a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos.

Em Araucária, esse período será lembrado pela distribuição de folhetos informativos, orientações em unidades básicas de saúde e palestras para tentar atrair e sensibilizar o público masculino nas questões de saúde. Além disso, outras atividades serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, Assistência Social e outros setores ou instituições que auxiliem na divulgação do tema da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a adoção de hábitos saudáveis ainda é a melhor estratégia para evitar algumas doenças e minimizar suas complicações. Porém, a população masculina demonstra resistência em considerar certos hábitos saudáveis. Aliado à isso, apenas 30% dos usuários atendidos do sistema público de saúde de Araucária são homens. Outro fator é ainda mais preocupante, essa população masculina geralmente é atendida nos setores responsáveis pelos casos mais graves: pronto atendimento e hospital; realidade que poderia ser diferente se esse público mantivesse um acompanhamento preventivo de saúde.

Ações

A programação das ações para serem realizadas durante o mês de agosto em Araucária ainda estão sendo definidas, mas as datas das atividades maiores já estão marcadas. Nos dias 10 e 12 de agosto uma palestra será realizada para todos profissionais de saúde e foi estendido o convite também para os funcionários da Prefeitura. O evento será realizado no anfiteatro da Prefeitura, dia 10 de agosto, às 13h30 às 17h, e dia 12, das 8h30 às 12h.

Dia 15 de agosto, a unidade de Saúde do Jardim Califórnia irá aproveitar que estará aberta para vacinação das crianças e dará uma atenção especial aos homens que quiserem fazer exame de vista, avaliação odontológica para prevenção de câncer bucal e solicitar alguns exames de rotina.

Dia 22 de agosto, o público será quem estiver passando no terminal central e na Praça Vicente Machado, das 8h às 17h. Com o apoio de acadêmicos da Facear, será possível aferir a pressão, fazer exames de glicemia, obter orientação avaliação para a prevenção do câncer bucal e outros cuidados de saúde.

SMCS

0/Poste um comentário/Comentário(s)

Seja bem vindo! Deixe seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem