Conheça nossa colunista Dona Maritaca


Olá amigos! Desde que me conheço por gente, moro nesta pacata e querida cidade chamada Araucária. Bom, quero dizer! Moro e sobrevoo este município há muito. E de verdade, outrora PACATA cidade. O que diga as páginas e as telas vermelhas de nossos jornais e web informáticos. Mesmo assim gosto a fundo de meu lar e as melhores lembranças são desta saudosa cidade símbolo.

Cidade Símbolo! Aff!!! Até parece slogan político, ora já usado por administrações passadas. E muitos vão lembrar de alguns locutores locais em carro de som gritando: - Prefeitura de Araucária. Cidade Símbolo do Paraná! Vamos juntos, blá blá blá...

Mas o que me traz a estas linhas além de me apresentar é escrever o prazer que terei em compartilhar com vocês, informações, depoimentos, questionamentos, crônicas, bom humor e as vezes sarcasmo. Já que o remédio e rir em muitas ocasiões.

Falando de Araucária, nossa cidade está inserida em uma região fortemente competitiva. Indústrias, comércios, produtos e serviços, além da cultura e da solidariedade deste povo querido. E é exatamente sobre isso que gostaria de falar neste nosso primeiro encontro. Oportunidades e como encontrá-las. Hoje não vamos rir, mas sim refletir; Preparem-se! Pronto? Vamos lá!

A Fundação Getúlio Vargas apresentou na última semana uma pesquisa que aponta que Curitiba e 18 municípios da região ficaram em quinto lugar no ranking geral de competitividade que incluiu o impacto da dimensão de crescimento e oportunidades para o cidadão. Dimensões como, educação, saúde, infraestrutura, inovação, mercados, agricultura, energia, performance do setor público, sustentabilidade e recursos naturais.

A microrregião de Curitiba se destacou, segundo a pesquisa, pelo elevado grau de competitividade em tamanho de mercado – tanto do ponto de vista de potencial de consumo quanto de geração de empregos -, qualidade de vida e ambiente de negócios. Outros pontos fortes são capital humano e qualidade das instituições.

Pelos critérios do estudo, a microrregião de Curitiba abrange, além da capital, as cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e Tunas do Paraná. Ainda no ranking dos 224 indicadores, a região de Curitiba ficou atrás apenas das microrregiões de São Paulo, Campinas, Florianópolis e Rio Grande do Sul.

Isso é bom ou, não é? Para critério de pesquisa e de números parece muito bom, mas quais são as políticas públicas que os nossos representantes no legislativo e executivo estão tomando para aproveitar estas oportunidades e assim trazer novos investimentos para Araucária?

Eu li esta pergunta em um post de rede social de um conhecido “político social” de nossa cidade e resolvi utilizar nessa postagem, e lá, pelos comentários entendemos que nos últimos anos a cidade vem acumulando dívidas e mais dívidas com entidades e autarquias para suprir necessidades. Os últimos acontecimentos nos mostraram que a cidade está quebrada, que a arrecadação está baixa e o que temos ouvido são justificativas.

Não podemos esquecer do empreendedorismo local, que parece ter sido deixado de lado, que há muito não recebe estimulo e o comércio local deixa a desejar na qualidade, no atendimento e principalmente no preço. Perdeu-se o plano diretor? Eu ainda me lembro das reuniões iniciais em meados de 2005 e 2006. E você lembra?

Políticas públicas virou motivo de chacota entre os populares e polarizados, educandos e educados da cidade Símbolo do Paraná. Alguns políticos ainda não entenderam sua existência; e rezamos para que o façam rápido e que também entendam esses números.

Bom, esperamos que está seja uma excelente oportunidade, e que nossos poderosos entendam isso, e melhor pratiquem a boa política pública em prol da cidade e chega da política Cala a Boca Mestre;

Aqui Dona Maritaca em seu primeiro sobrevoo para o Matéria Pública;

0/Poste um comentário/Comentário(s)

Seja bem vindo! Deixe seu comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem