![]() |
Foto: Lula Marques / Agência Brasil |
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (16), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que expande as prerrogativas de deputados e senadores. O texto-base da chamada “PEC da Blindagem” recebeu 344 votos a favor e 133 contra, garantindo o avanço da matéria para o Senado Federal.
O apelido de “PEC da Blindagem” se popularizou porque a proposta cria uma espécie de "armadura" legal em torno dos parlamentares. O texto restringe a atuação do Judiciário, em especial do Supremo Tribunal Federal (STF), ao dificultar a prisão em flagrante de congressistas por crimes inafiançáveis e ao limitar a abertura de investigações criminais sem o aval da própria Casa Legislativa (Câmara ou Senado). A medida busca dar mais autonomia ao Legislativo, mas é vista por críticos como uma forma de proteger os políticos de acusações e investigações.
Dos 30 deputados federais do Paraná na Câmara 21 votaram a favor da proposta, incluindo nomes como Beto Richa (PSDB), Filipe Barros (PL) e Ricardo Barros (PP).
Veja a relação completa dos deputados federais do Paraná que foram favoráveis:
* Aliel Machado (PV)
* Beto Richa (PSDB)
* Delegado Matheus Layola (União)
* Diego Garcia (Republicanos)
* Dilceu Sperafico (PP)
* Felipe Francischini (União)
* Filipe Barros (PL)
* Geraldo Mendes (União)
* Giacobo (PL)
* Luisa Canziani (PSD)
* Padovani (União)
* Paulo Litro (PSD)
* Pedro Lupion (PP)
* Reinhold Stephanes Jr. (PSD)
* Ricardo Barros (PP)
* Rodrigo Estacho (PSD)
* Sargento Fahur (PSD)
* Sergio Souza (MDB)
* Tião Medeiros (PP)
* Toninho Wandscheer (PP)
* Vermelho (PP)
Com a aprovação na Câmara, a PEC segue agora para o Senado, onde precisará ser votada e aprovada em dois turnos para se tornar uma Emenda Constitucional.
Postar um comentário
Seja bem vindo! Deixe seu comentário: